Começou em 2018 o processo de implementação do eSocial, plataforma online do governo que unifica a entrega de 15 obrigações da área trabalhista, para empresas, pessoas jurídicas (incluindo MEI) e pessoas físicas. Agora, em vez de ter que preencher várias guias e entregá-las em canais diferentes, o empregador deverá usar apenas o sistema para manter a contratação na legalidade. O sistema, que será obrigatório, está sendo implementado aos poucos. MEIs, micro e pequenos negócios já devem começar a usar algumas funções do eSocial a partir de julho deste ano.

Porém, apesar de parecer distante, Heber Dionizio, contador do escritório de contabilidade Contabilizei, alerta que já é importante começar a se preparar para aderir ao eSocial.

“Assim, evita-se preencher as informações com pressa e cometer erros que vão prejudicar a empresa e seus funcionários”, explica.

Pensando nisso, ele preparou algumas dicas para quem quer fazer essa transição com mais segurança e tranquilidade:

1- Prepare a documentação atualizada dos seus empregados e do seu negócio

Separe desde já cada documento e registro dos seus funcionários, especialmente porque no sistema deverá ser cadastrado o histórico de cada trabalhador.

2- Oriente previamente o responsável por realizar as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas da sua empresa

Serão solicitadas diversas informações sobre os contatos de trabalho com o eSocial, como histórico cadastral e contratual, nome social do funcionário, dados de trabalhadores estrangeiros, entre outros. Os responsáveis pelo RH e contabilidade deverão estar bem informados sobre todas estas questões para evitar erros.

3- Obtenha um Certificado Digital

O Certificado Digital é uma espécie de assinatura eletrônica que garante a legalidade das operações virtuais, e é utilizado em outros processos e sistemas relacionados ao cumprimento de obrigações legais. Você deve ter um modelo A1 ou A3, válidos pelo padrão ICP Brasil, para poder utilizar o eSocial. Obter Certificado Digital.

4- Compatibilidade de arquivos

Procure saber se o sistema que você utiliza nas operações digitais (como folha de pagamento, entre outros) gera arquivos aceitos no eSocial e, caso não sejam compatíveis, tente adequar o mais rápido possível.

 

ATUALIZAÇÃO: O calendário foi alterado, micro, pequenos e MEIs podereção aderir apenas em novembro confira.

 

Fonte: O Liberdade.com


4 comentários

Empresas com funcionários têm até julho para aderir ao eSocial – SIG Blog · 6 de junho de 2018 às 09:03

[…] as empresas do setor privado têm até o dia 1º de julho para adotar o eSocial, sistema que unifica a prestação de 15 relatórios a órgãos do governo, com informações […]

Ainda cabem mudanças no calendário do eSocial? – SIG Blog · 25 de junho de 2018 às 10:55

[…] o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Sebrae, um pedido de reformulação do calendário do eSocial para as empresas do Simples Nacional (faturamento de até R$ 4,8 […]

eSocial permitirá que empresas compensem créditos tributários – SIG Blog · 23 de julho de 2018 às 09:21

[…] ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), na primeira etapa, poderão usufruir das vantagens de compensação cruzada. O benefício foi […]

Curso gratuito de eSocial – SIG Blog · 28 de setembro de 2018 às 11:55

[…] do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho, lançou um curso online gratuito sobre o eSocial. O curso traz mais de 100 vídeos que abordam todos os eventos do eSocial, com explicações […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *