SAIBA COMO ATRAIR CLIENTES PARA O SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

A tecnologia, de fato, abriu portas para novas oportunidades. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e os processos burocráticos que antes envolviam papéis, carimbos e arquivos gigantescos foram substituídos por procedimentos digitais, mais práticos e fáceis de lidar. Com um clique, um documento é enviado do seu escritório para qualquer lugar da Terra.

Quem deseja atrair mais clientes para sua empresa precisa investir em soluções digitais. Em tempos em que as pessoas não querem mais enfrentar tantas burocracias para resolver problemas simples, as empresas que investem em processos mais rápidos e modernos se destacam diante das demais, que parecem ter congelado em alguma década do século passado.

Você, profissional de contabilidade, não pode ficar para trás. Explore o digital a fim de atrair mais clientes para o seu escritório. Continue a leitura e saiba como.

1. A importância do digital para atrair clientes

Não há como sobreviver sem tecnologia. Essa é a constatação de qualquer dono de empresa ou profissional liberal quando se depara com processos cada vez mais práticos e rápidos. Dia após dia, as empresas se veem obrigadas a se adequarem aos avanços da tecnologia. Essa necessidade acompanha as mudanças pelas quais a sociedade está passando, e está ligada ao consumo e à forma com a qual a população passou a lidar com produtos e serviços. É tudo uma questão de comodidade.

Os consumidores perceberam que tecnologia oferece conforto e comodidade, principalmente na hora de adquirir bens e serviços. Antenados com as novidades, eles exigem das empresas e dos profissionais liberais o investimento contínuo em tecnologia, para ter como retorno conforto, comodidade e acessibilidade aos produtos e serviços desejados.

Diante desse cenário, as empresas e profissionais liberais se deparam com a necessidade de se atualizar e adquirir soluções digitais para conseguir atender seus clientes, organizar e fornecer as informações solicitadas, além de alinhar necessidades e anseios do público com seu mix de produtos e serviços. A tecnologia e seus frutos fizeram com que consumidores e empresas estivessem cada vez mais próximos, permitindo que houvesse uma relação entre consumo e crescimento. Você oferece ao seu público o que ele quer, em troca ele proporciona o crescimento do seu negócio por meio do consumo. Quando bem utilizada, a tecnologia rende bons frutos.

Para os profissionais de contabilidade, o ambiente digital oferece uma série de soluções que melhoram sua imagem e o poder de alcance dos seus serviços em relação ao público. Digamos que você trabalhe em um escritório no centro de sua cidade. Sem um site ou presença nas redes sociais, você provavelmente será conhecido apenas pelos clientes que já tem e por quem está passando pela região onde o escritório está.

Você pode aliar seus conhecimentos, experiência e as soluções digitais para atrair mais clientes para o seu negócio. Quer saber como?

2. Aliando o digital para atrair clientes

A introdução de ferramentas e softwares contábeis permitiu que você e os demais profissionais tivessem acesso a muitas informações, de maneira mais rápida e prática.

Em virtude do volume de dados com os quais os profissionais e escritórios de contabilidade lidam diariamente, o contador necessita ter maior preocupação com os detalhes. Entre cursos e treinamentos para operar esse volume, que é crescente, o contador busca no digital as soluções para melhorar sua performance no trabalho e ainda conseguir atrair mais clientes para seu portfólio.

2.1 Aprofundando o conhecimento

De fato, você domina os processos que envolvem o seu trabalho como contador, porém precisa investir seu tempo e disposição para aprender novos procedimentos e aprofundar o conhecimento nas novidades disponíveis no mercado. Por meio de cursos online, palestras e eventos da área, você fica por dentro das tendências que melhoram o seu desempenho como profissional, moderniza seu escritório e consegue atender uma gama maior de clientes.

2.2 Melhorando o atendimento ao público

A forma como você lida com o seu público influencia na quantidade de clientes que você consegue fidelizar. Por mais moderno que seja seu escritório, por mais eficiente que seja o seu trabalho ou por melhor que seja seu custo-benefício, a maneira como você se comunica com seus consumidores dita sua capacidade de atrair e fidelizar outros clientes.

Estabeleça um relacionamento adequado e respeitoso com seus clientes, utilizando mecanismos digitais como o e-mail, as redes sociais e até os aplicativos de mensagem instantânea para responder com rapidez e objetividade às necessidades deles. Lembre-se de que a tecnologia aproxima as pessoas das empresas, portanto você deve aproveitar essa oportunidade para estreitar laços com os seus consumidores.

2.3 Investindo em marketing digital

A era digital está entre nós. Se o seu escritório de contabilidade não está presente na internet, você deve se apressar para não perder mais tempo, dinheiro e clientes! Os avanços da tecnologia e as novas necessidades dos consumidores fizeram com eles buscassem, cada vez mais, por produtos e serviços na internet. O que você prefere? Ter clientes apenas no seu bairro ou cidade ou tê-los no mundo todo, ampliando seu leque de atuação e volume financeiro do negócio?

Quem não está presente na internet, praticamente não existe. Quando um possível cliente ouve falar de seus serviços, deseja mais informações e não tem um número para contato ou o endereço, ele vai atrás de você na internet. Ele coloca seu nome, seus serviços e afins nos grandes buscadores como o Google e o Bing. Quando você não está lá, essa necessidade pelos seus serviços é suprida com a oferta de concorrentes que se fazem presentes ali.

Tenha um site otimizado e marque presença nas redes sociais para atrair mais clientes. Ao aliar seus serviços com a presença nos meios digitais, você amplia sua carteira de clientes e pode expandir o negócio. Saiba como usar o marketing digital para atrair clientes no próximo tópico.

3. Dicas para usar o digital para atrair clientes

Agora que você entendeu a importância da tecnologia e do digital para atrair consumidores, assim como as formas de aliar soluções com a fidelização e aumento da sua carteira de clientes, chegou o momento de saber quais são os passos para colocar essas ações em prática. Nós fizemos um levantamento completo e detalhado com as dicas para que você aprenda a usar o marketing digital para atrair clientes. Vamos começar?

Em primeiro lugar, ter um site na internet ou uma fan page no Facebook não é o suficiente para que você reforce sua presença online, pois eles sozinhos não vão garantir que os clientes te encontrem com tanta facilidade. É necessário mais.

Os baixos custos das soluções digitais, quando comparadas a outras soluções de marketing como rádio, televisão ou imprensa escrita, permitem que você ouse em suas ações na internet e consiga corrigir qualquer acidente de percurso. Com o poder da internet, você vai conquistar mais clientes do que imagina. A melhor forma de encontrá-los não é indo atrás deles, e sim sendo encontrado por eles. Veja como:

3.1 Tenha um site e invista nele

Conforme dissemos anteriormente, não basta ter um site. Você precisa investir nele e fazer com que ele transmita toda a seriedade do seu trabalho, refletindo sua capacidade e poder de execução de tarefas. Ao olhar seu site, os clientes devem pensar: “é esse o profissional de que preciso”. Um bom site é capaz de aumentar o tráfego e atrair mais clientes.

3.1.1 Aposte em mensagens claras e objetivas

Aposte em mensagens claras e objetivas, pois é assim que o público vai assimilar mais rapidamente quais são os diferenciais dos seus serviços. Contrate um profissional de design para web que entenda de comportamento do consumidor, pois assim ele vai ajudar a desenvolver um layout intuitivo e organizado que facilitará a navegação para seus clientes.

3.1.2 Tenha um site responsivo

Não é mais segredo para ninguém que os brasileiros usam cada vez mais smartphones, não é verdade? O uso crescente desses dispositivos fez com que os sites precisassem se adaptar, pois o acesso a eles também passou a ser feito por meio das telinhas touch. Logo, o site responsivo nada mais é do que a versão adaptada para os diferentes tamanhos de tela — dos smartphones aos tablets. A experiência de acesso se torna mais interessante do que ficar dando zoom e tentando clicar em botões minúsculos.

3.1.3 Não se esqueça de colocar todos os seus contatos

O topo e o rodapé do site devem ser utilizados para colocar em destaque algumas informações importantes, como logo de seu negócio, um slogan e os contatos. Eles precisam ficar visíveis para que o consumidor não pense duas vezes antes de te acionar. Coloque também os links para as redes sociais e um formulário de contato.

3.2 Aposte em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos tipos de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de atrair clientes. O conteúdo pode ser feito por meio de notícias, vídeos, infográficos, posts de blog, artigos, perguntas e respostas, dicas e outros mais. Uma das maneiras de fazer marketing de conteúdo é a criação de um blog. O foco deve ser em dicas, explicações e orientações para que as pessoas identifiquem suas necessidades e possam saná-las naquele espaço.

3.2.1 Faça um trabalho de cuidado com seus leitores

No marketing de conteúdo, você realiza um trabalho de cuidado com seus leitores. É por meio de dúvidas respondidas e problemas solucionados que eles vão enxergar valor em sua marca, optando por seus serviços quando precisarem. É por esse motivo que você jamais deve partir para a propaganda direta no blog. Foco no conteúdo e não nas vendas. Estas virão à medida que você se torna autoridade na área e referência para o público.

3.3 Conquiste mais usando as redes sociais

As redes sociais são importantes para que as empresas e profissionais liberais estabeleçam relações frutíferas com os consumidores na internet. Nesses espaços, é possível criar vínculos, conhecer hábitos, fortalecer conexões e solucionar problemas.

  • Esteja presente nas redes sociais
  • Interaja com o seu público
  • Se atente ao propósito de cada rede social
  • Não aja como um robô
  • Atente-se ao tom de voz que se comunica com o público
  • Crie um calendário de posts
  • Saiba o melhor horário para postar
  • Cuidado ao reagir às críticas
  • Deixe claro qual é o seu propósito

A internet permitiu que públicos de diferentes características tivessem acesso a um universo de informações. Nas redes sociais, esse público se reúne para discutir o que gosta e o que não gosta, fomentando relações com marcas e empresas.

É por esses motivos que você deve investir no digital para atrair clientes, pois é nesse espaço que eles se encontram, se comunicam, interagem e decidem realizar compras. O digital passou a ser fonte de informações e influencia diretamente no poder de decisão de cada consumidor. Fonte: Valid

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