CONHEÇA AS REGRAS PARA RENOVAÇÃO DE CERTIFICADO DIGITAL PARA CONDOMÍNIOS DURANTE PANDEMIA 

A situação em que muitos condomínios se encontraram é resultado da expiração do mandato do síndico junto com a expiração do certificado digital do condomínio.

Com o certificado vencido, não é possível acessar o portal Conectividade Social ICP da Caixa Econômica Federal e, assim, a segurança jurídica do condomínio no seu todo fica comprometida. 

O ITI definiu, por meio da Instrução Normativa nº 04, de 7 de abril de 2020, algumas alterações nas regras para renovação de certificados digitais de condomínios enquanto durar o estado de emergência de saúde pública:

“(…) a comprovação dos poderes de representação legal de condomínios será realizada mediante apresentação do último documento de eleição do síndico, independentemente da expiração ou não do respectivo mandato”.

Estando o síndico com mandato expirado, basta apresentar, na renovação do certificado digital do condomínio, uma declaração constando que não foi possível realizar a nova assembleia.

A declaração deve ser assinada, preferencialmente, com uso de certificado digital ou, não sendo possível, à mão e digitalizada. 

A normativa estabelece que a renovação nesses critérios está autorizada enquanto durar a crise de saúde pública da Covid-19, mas os certificados renovados nessas condições podem ter validade de até um ano.

Em resumo, os condomínios estão autorizados a renovarem seus certificados digitais mesmo que no momento não tenham um síndico em exercício eleito por meio de Assembleia Geral Ordinária — cabendo ao último síndico proceder com a renovação. 

Como a SIG Certificação Digital pode ajudar você

A SIG Certificadora é uma Autoridade de Registro (AR) credenciada junto a Autoridade Certificadora, Valid, e ao ITI que atende a todas as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e dispõe de uma gama completa de certificados digitais, incluindo o certificado e-CNPJ

Além disso, oferece renovação online para certificados de modelo A3 (em mídia criptográfica) e é a pioneira em portabilidade para certificados digitais, permitindo que você faça sua renovação com a SIG, independentemente de qual seja a certificadora que emitiu o seu atual certificado.  Fonte: Valid

Agora que já sabe o que mudou nas regras para renovação de certificados digitais para condomínio, entre em contato conosco para renovar o certificado.

Gostou? Renove aqui!
(22) 2726 1400 ou 0800 28 22 227.

SIG Certificação Digital
Sempre Inovando


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *